MANUTENÇÃO PREVENTIVA  /  DICAS

 

Aproveite as dicas da Engecar para você cuidar melhor da manutenção do seu carro.

01

REVISÃO GERAL  / MANUTENÇÃO PREVENTIVA
 

    Manutenção Preventiva é aquela realizada antes do veículo quebrar , pois os sistemas vitais são verificados , trocados ou reparados antes que quebrem.

    A manutenção preventiva diminui o risco do veículo quebrar em momentos indesejáveis , evitando perda de tempo e compromissos  e diminui os custos de manutenção pois após a quebra os valores de reparos são maiores .

    Recomendamos criar-se o hábito de levar o carro para revisão a cada 10.000 km ou 6 meses.

02

ÓLEO DE MOTOR
 

 -   Troque sempre o óleo a cada 5.000 km para óleo minerais e 10.000 km para óleos sintéticos .

 -    Troque o óleo e o filtro pelo menos 1x por anomesmo que não tenha atingida a Km pedida para troca

    -   Períodos de troca de óleo muito prolongados podem causar carbonização e desgaste prematuro do motor.

 -  Cuidado ao completar o óleo em postos de gasolina.Muitos frentista gostam de vender óleo mesmo quando não há nescessidade .Para verificar o nível , o motor deve estar parado por mais de 3 minutos,em superfície plana.Óleo acima do nivel máximo também é prejudicial para o motor .

-   Nunca misture óleos minerais com sintéticos.

 

     

03

 FILTROS 
 

 -   Filtro de combustivel entupido pode causar queima da bomba de combustivel.

 -   Muitos veículos tem filtros de combustível interno no tanque . Por ser de dificil acesso , somente pode ser trocado em oficinas.Como não podem ser trocados em postos de gasolina , a maioria das pessoas nem sabem de sua existencia.

 -   Filtro de ar sujo aumenta consumo do motor.

 -   Troque os filtros a cada 10.000 km , e o filtro de combustivel interno do tanque a cada 40.000 km.

    

03

 FILTROS 
 

 -   Filtro de combustivel entupido pode causar queima da bomba de combustivel.

 -   Muitos veículos tem filtros de combustível interno no tanque . Por ser de dificil acesso , somente pode ser trocado em oficinas.Como não podem ser trocados em postos de gasolina , a maioria das pessoas nem sabem de sua existencia.

 -   Filtro de ar sujo aumenta consumo do motor.

 -   Troque os filtros a cada 10.000 km , e o filtro de combustivel interno do tanque a cada 40.000 km.

    

03

 FILTROS 
 

 -   Filtro de combustivel entupido pode causar queima da bomba de combustivel.

 -   Muitos veículos tem filtros de combustível interno no tanque . Por ser de dificil acesso , somente pode ser trocado em oficinas.Como não podem ser trocados em postos de gasolina , a maioria das pessoas nem sabem de sua existencia.

 -   Filtro de ar sujo aumenta consumo do motor.

 -   Troque os filtros a cada 10.000 km , e o filtro de combustivel interno do tanque a cada 40.000 km.

    

04

AR CONDICIONADO
 

  -   Recomendamos realizar a troca do gas refrigerante a cada 2 anos ou quando se notar uma queda de rendimento da refrigeração , pois o gás se contamina com a umidade e diminui sua eficiencia com o tempo . 

 -    Deve-se realizar a troca do filtro de cabine e fazer a higienização do sistema pelo menos uma vez por ano , para se melhorar o fluxo de ar e evitar o acumulo de ácaros , fungos e bactérias prejudiciais à saude.

 

    

04

COMBUSTÍVEL 
 

 

05

COMBUSTÍVEL VEÍCULOS FLEX
 

 -   Nos veículos Flex , nunca mude o tipo de combustivel ( alcool para gasolina ou vice versa ) pouco antes de para-lo a noite , para se evitar problemas na partida a frio no dia seguinte.Abasteça sempre pela manhã para que o veículo possa rodar bastante antes de parar novamente , para que o sistema de injeção realize o reconhecimento do novo tipo de combustivel . 

06

PALHETAS LIMPADOR
 

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

06

SISTEMA DE ARREFECIMENTO / AGUA DO RADIADOR
 

 -   Verifique o nível de agua no radiador uma vez por semana.

 -   Nunca abra a tampa do reservatório / radiador com o motor quente.

 -   Aos primeiros sinais de superaquecimento , pare o carro para evitar danos maiores no motor.

 -   O liquido de arrefecimento é uma solução de 50% aditivo com 50 % água, e deve ser trocado de acordo com a nescessidade ,  antes que fique escuro , situação em que pode causar corrosão interna do motor e entupimento do radiador.

07

SUSPENSÃO / DIREÇÃO / PNEUS
 
 -   Recomenda-se a cada 10.000 verificar o estado da suspensão , fazer o rodízio de pneus , alinhamento e balanceamento para se evitar o desgaste prematuro e irregular dos pneus.
 -   Calibre os pneus mensalmente conforme indicação do fabricante.
 -   Os pneus trazem indicadores de desgaste entre os sulcos ( TWI ) , em alto relevo.Quando ficarem visiveis troque o pneu.
 -   Nunca troque os pneus por medidas diferentes dos originais , sob risco de comprometer a segurança e dirigibilidade.
 
 

 

 

08

CORREIA DENTADA

 

 -   A correia dentada deve ser trocada dentro do prazo recomendado pelo fabricante ( em geral 60.000 km ) .

 -   A sua quebra pode causar além da parada do veículo , graves danos ao motor e altos custos para o reparo.

 -   Evite ao máximo fazer o carro ¨ pegar no tranco ¨ pois a correia pode quebrar se não estiver em bom estado.

09

FREIOS
 

 -   As pastilhas de freio devem ser verificadas a cada 10.000 km para que sejam trocadas antes do seu total desgaste , evitando assim danos aos discos e falta de freio em momentos indesejáveis  , como por exemplo no meio da serra em uma viagem.

 -   O fluido de freio deve ser trocado a cada 2 anos . O seu envelhecimento  , causada pela contaminação por umidade , pode fazer com que ele entre em ebulição nos casos em que o freio é mais solicitado e sofre aquecimento ( descida de serra ) , criando bolhas de ar causando a perda do freio . A sua contaminação também pode causar danos internos aos componentes do sistema , provocando vazamentos .

 -   Nas descidas de serra procure sempre descer numa marcha mais reduzida , para utilizar o freio motor e não causar superaquecimento dos freios .